Leitura: técnicas para um boa colheita

O que colhemos quando lemos? Do latim legere, ler significa ler e colher. A colheita é de conhecimentos, e é um ato criador. A leitura possibilita a ampliação do nosso olhar para o mundo que nos cerca, fazendo nascer novas interpretações. Redimensiona nossas percepções para o já estabelecido, seja por nós mesmos ou pelo outro.

Cada texto é uma trama da linguagem. Saber como extrair seu conteúdo informativo, como decodificar profundamente suas entrelinhas, como estabelecer novas relações a partir dele é uma habilidade a ser aprimorada. Essa aprendizagem é o que torna a leitura um prazer, porque estar diante de algo não assimilável, não decifrável, traz uma certa dor. Ultrapassar esse desconforto é o que forma bons leitores.

Como, então, desenvolver uma boa técnica de leitura para potencializar a compreensão e, consequentemente, a aprendizagem? Como consolidar uma estratégia de leitura efetiva?

Vamos às dicas* para seus filhos :

  1. Antes de ler, identifique o tema que será abordado. O que sabe sobre ele? O que quer aprender? Quais termos são pouco familiares?
  2. Realize uma pré-leitura do documento para reconhecer o tipo de texto e como está organizado. Isso ajuda a saber que tipo de informação ele contém e, assim, facilitar a compreensão.
  3. Identifique e escreva qual é a ideia central do texto.
  4. Faça anotações nas margens do texto que facilitem a compreensão.
  5. Durante a leitura, escreva perguntas nos títulos ou subtítulos e anote as respostas em uma folha à parte.
  6. Tenha um dicionário acessível durante a leitura para esclarecer dúvidas sobre conceitos que não conheça.
  7. Utilize mapas conceituais ou diagramas que possam ajudar a compreender o texto de maneira gráfica.

Vamos ajudar os jovens a fazer das leituras as mais ricas colheitas!

*Baseadas em produção da Learning One to One Foundation ( www.l1to1.org)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *