A ponte sobre o rio Choluteca

Você já ouviu falar da ponte Choluteca? Eu também não, até não faz muito tempo. É uma ponte de 484 metros de comprimento sobre o rio Choluteca, em Honduras, na América Central. Uma região notória por tempestades e furacões.

Assim, quando decidiram construir uma nova ponte sobre o rio Choluteca em 1996, eles quiseram garantir que ela suportaria as condições climáticas extremas. Uma empresa japonesa foi contratada e eles construíram uma ponte sólida, projetada para resistir à poderosa força da natureza. A nova ponte — uma maravilha dos tempos modernos de projeto e engenharia — foi aberta ao público em 1998. Era o orgulho e a alegria de Choluteca.

E em outubro daquele ano, o Furacão Mitch atingiu Honduras. Houve devastação por toda parte, e o rio Choluteca transbordou e inundou toda a região. Todas as pontes em Honduras foram destruídas, exceto a nova ponte de Choluteca.

Porém, enquanto a ponte estava intacta, a estrada que a conduzia e a estrada que a deixava foram ambas varridas. E isso não foi tudo. A inundação forçou o rio Choluteca a mudar de curso. Ele criou um novo canal, correndo ao lado da ponte. Assim, embora a ponte fosse forte o suficiente para sobreviver ao furacão, tornou-se uma ponte sobre o nada.

Isso aconteceu há 22 anos, mas a lição da ponte de Choluteca é mais relevante para nós hoje do que nunca. O mundo está mudando de uma maneira que talvez nunca tenhamos imaginado. E a ponte de Choluteca é uma metáfora fantástica do que pode acontecer conosco — nossas carreiras, nossos negócios, nossas vidas — à medida que o mundo ao nosso redor se transforma. Adaptar-se à mudança ou sofrer as consequências de não o ter feito.

Ao olhar para sua carreira, pense novamente antes de fazer mais um curso que o torne ainda mais um especialista em sua área de atuação. Essa competência pode em breve se tornar redundante. Antes de gastar dinheiro ou reformar seu antigo escritório, faça uma pausa. Pensando em abrir mais filiais em cada recanto e canto do setor? Pense novamente. Os espaços físicos dos escritórios logo poderão ser coisa do passado.

Nosso desafio é que nos concentremos em criar a melhor solução para um determinado problema. Esquecemos que o problema em si pode mudar. Estamos todos concentrados em construir o produto ou serviço mais forte e mais sofisticado. Sem pensar na possibilidade de que a necessidade original possa desaparecer. De que o mercado possa mudar. Concentramo-nos na ponte e ignoramos a possibilidade de que o rio abaixo dela possa mudar de rumo. Pense, “construído para durar” já foi um mantra popular. Mas “construído para se adaptar” poderia ser o novo caminho a seguir.

Talvez você queira acrescentar um quadro da Ponte Choluteca às paredes de seu escritório, para lembrá-lo de construir um negócio e uma carreira que possa se adaptar às mudanças. Caso contrário, você poderia ficar com uma ponte Choluteca: uma ponte magnífica, sobre nada e para lugar nenhum.

Prakash Iyer é um autor
best-seller, palestrante motivacional e treinador de liderança.

Fonte: BW Business World

Adaptação Eliane Dantas

1 comentário em “A ponte sobre o rio Choluteca”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *