A Escola da Serra

A Escola da Serra é uma escola laica e particular, que oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, com um projeto educacional único, diferenciado e de vanguarda, voltado para a formação de jovens autônomos, criativos e atuantes, com sólida base humanista, preparados para superar desafios de forma positiva e socialmente comprometida.

A Escola da Serra visa à formação integral do aluno, sendo orientada para o pleno desenvolvimento da personalidade humana. Pretende formar pessoas capazes de pensar e agir como seres históricos conscientes do seu papel no processo de transformação de si mesmos e do mundo e que reconheçam para os outros a mesma esfera de dignidade e autonomia que exigem para si. Ou seja, cidadãos éticos, solidários, responsáveis, curiosos, criativos, críticos, espontâneos, afetivos, simples, autoconfiantes, sociáveis e autônomos.

Por entendermos a escola como uma instituição social, reconhecemos seu papel como lugar de encontro de indivíduos com concepções de mundo e culturas diferentes. Assim sendo, há que se criar um ambiente para que, nesse encontro, as diferenças possam ser explicitadas e vividas de maneira respeitosa, possibilitando as trocas e o crescimento de todos aqueles que participam desta comunidade.

Nosso ousado projeto educacional vem se aperfeiçoando através de uma busca constante e democrática – jamais democratista – de novas formas de fazer educação. Esse é o nosso sonho, que se traduz em uma proposta singular: uma escola em que não há séries, nem turmas, nem provas, nem aulas, mas onde os alunos estudam intensamente e, em decorrência da forma como se organizam as atividades diárias, desenvolvem a iniciativa, a independência, a habilidade de pesquisa, a autonomia, a responsabilidade e a solidariedade. Um projeto pedagógico com clara identidade ideológica, alicerçado no presente e compromissado com o futuro.