Perguntas frequentes

    CICLOS: ESTRATÉGIA DE ORGANIZAÇÃO DO TEMPO ESCOLAR
    i.    O que é um ciclo?
    Um ciclo é um período de três anos letivos tomado como unidade para o alcance de objetivos de aprendizagem nas diferentes áreas do conhecimento. É como se fosse uma série com duração (e objetivos) triplicados. A Escola da Serra organiza-se em ciclos para que você possa desenvolver essas aprendizagens de acordo com o seu ritmo.
    ii.    O que tenho que fazer para progredir dentro de um ciclo?
    Se você estiver iniciando um ciclo, terá de ser avaliado com sucesso em, pelo menos, 30% dos conteúdos de cada matéria. Se, no final do ano, você tiver uma ou mais disciplinas abaixo desse percentual, você ficará retido até que atinja esse percentual.
    Se você estiver no segundo ano de um ciclo, terá que ser avaliado com sucesso em, pelo menos, 60% dos conteúdos que constam da estrutura curricular de cada uma das matérias. Se, no final do ano, você tiver uma ou mais áreas do conhecimento abaixo desse percentual, você ficará retido até que atinja esse percentual.
    iii.    O que tenho que fazer para concluir o ciclo?
    Para concluir o ciclo você terá que ter alcançado 100% das competências de cada disciplina, o que significa ser avaliado com sucesso em 100% dos conteúdos de cada uma das competências. Se, no final do ciclo, você tiver uma ou mais matérias abaixo desse percentual, você poderá ficar retido ou, por decisão do Conselho de Classe, prosseguir para o ciclo seguinte em progressão condicionada.

    AVALIAÇÃO E REGISTRO DE DESEMPENHO
    iv.    Como é que eu sou avaliado na Escola da Serra?
    Na Escola da Serra, avaliar significa emitir um juízo crítico acerca do seu processo de aprendizagem. Desse modo, os professores irão registrar todas as evidências (quer atitudinais quer cognitivas) que você gerar ao longo das atividades e, posteriormente, emitir um juízo no RDA.
    No que diz respeito às atitudes, eles registrarão o juízo num gráfico chamado “Gráfico Atitudinal”. Aqui serão avaliados, numa escala de 1 a 5, os seguintes itens: Organização e Capricho; Respeito a regras e limites; Participação e compromisso; Polidez e consideração com o outro; Cooperação e capacidade de trabalho em grupo; Responsabilidade pessoal e socioambiental.
    No que diz respeito aos conteúdos trabalhados nas diferentes disciplinas (sempre vinculados à construção de competências), os professores registrarão o seu juízo com as seguintes menções:
    A = alcançou (aprendizagem realizada com sucesso); ou
    AN = ainda não alcançou (aprendizagem ainda não realizada).
    v.    O que significa ser reavaliado?
    Reavaliar um aluno significa voltar a avaliá-lo após o final do ano letivo para averiguar se ele conseguiu dominar conteúdos ainda pendentes ao final de um ciclo.
    Esta situação excepcional apenas é concedida aos alunos que, não tendo alcançado 100% de sucesso ao término do ciclo, ficando com poucas pendências, demonstrem ter potencial e, sobretudo, um efetivo comprometimento com as suas aprendizagens. Cabe única e exclusivamente ao Conselho de Classe autorizar essa possibilidade, concedendo ao aluno um pequeno prazo – necessariamente anterior ao início do ano letivo – para que se prepare para uma nova avaliação.
    vi.    O que significa progressão condicionada?
    Progressão condicionada significa prosseguir de um ciclo para o outro mesmo sem ter obtido 100% de “A” nas competências de todas as matérias.
    Esta situação excepcional apenas é concedida aos alunos que demonstrarem ter condições para superar essas pendências rapidamente no início do próximo período letivo, sem prejudicar as metas do novo ciclo (ver resposta iii) e, sobretudo, demonstrarem ter um efetivo comprometimento com suas aprendizagens.
    Cabe única e exclusivamente ao Conselho de Classe autorizar esta possibilidade.
    vii.    O que significa ficar retido no ciclo?
    Ficar retido significa ficar matriculado no mesmo ano até que supere suas pendências (AN). Assim que atingir o previsto nas respostas iii / iv você poderá ser reclassificado para o ano seguinte.
    viii.    O que é o RDA?
    O Relatório de Desenvolvimento do Aluno é um sistema online de registro de desempenho dos alunos da Escola da Serra.
    ix.    Como é que eu acesso o RDA?
    Entre em nosso site, www.escoladaserra.com.br, e clique em “Acessar RDA”.
    x.    O que devo fazer para recuperar a minha senha e usuário do RDA?
    Caso tenha perdido seus dados de acesso ao RDA, procure a Secretaria Escolar.
    xi.    Quem eu devo contatar se tiver dúvidas acerca do RDA?
    Todas as dúvidas relacionadas com o seu RDA poderão ser esclarecidas diretamente com o seu Tutor.

    COMPROMISSO E DISCIPLINA
    xii.    O que é um Comunicado de Inadaptação Escolar?
    O Comunicado de Inadaptação Escolar é um documento que se destina a alertar seus pais quanto à iminência da recomendação da sua transferência para outra escola.
    xiii.    Em que situação poderei receber um Comunicado de Inadaptação Escolar?
    Você poderá receber um Comunicado de Inadaptação Escolar caso mantenha uma postura de descompromisso com os estudos ou caso demonstre atitudes que vão contra a proposta pedagógica da Escola da Serra.
    xiv.    O que significa “suspensão da frequência escolar”?
    Ser suspenso significa ficar temporariamente impedido de frequentar as atividades letivas por um período de um a três dias.
    xv.    Em que situações poderei ser suspenso?
    Você poderá ser suspenso caso evidencie grave descompromisso com as obrigações escolares ou mantenha atitudes contrárias à nossa proposta pedagógica. Em casos de agressão física a suspensão é automática.
    xvi.    Quem aplica a suspensão?
    A suspensão da frequência escolar pode ser decidida pelo Supervisor ou pelo Diretor.
    xvii.    O que significa “ser excluído do corpo discente da Escola da Serra”?
    Ser excluído significa deixar de fazer parte da comunidade escolar da Escola da Serra.
    xviii.    Em que situações poderei ser excluído do corpo discente da Escola?
    Um aluno poderá ser excluído se: ele ou a sua família evidenciarem comportamentos ou atitudes contrários aos valores da escola; evidenciar qualquer forma de preconceito ou discriminação; intimidar, ameaçar ou agredir alguém; furtar objetos ou dinheiro; vandalizar o ambiente escolar ou seus espaços externos; envolver-se com bebidas alcoólicas ou drogas no ambiente, horário ou atividades da escola bem como nas suas imediações.
    xix.    Quem decide a exclusão do corpo discente da Escola da Serra?
    De regra, a exclusão de um aluno é decidida pelo Conselho de Classe; porém, em situações excepcionais que demandem atitudes imediatas, a Direção poderá definir o encaminhamento para o caso, ouvida a Supervisão Pedagógica

    ALUNOS NOVATOS
    xx.    Sou aluno novato na Escola da Serra. Como posso ser avaliado em competências e conteúdos que estudei em outra escola?
    Se você vai iniciar um ciclo na Escola da Serra, tal problema não se coloca. Se você se matricular no segundo ou terceiro anos de um ciclo, o procedimento será o seguinte: com base no ano de escolaridade em que se matricular, o RDA assumirá, por princípio, que você já domina as competências normalmente trabalhadas na maioria das escolas naquele ano em cada uma das matérias; partindo desse princípio, os professores trabalharão com você novos conteúdos; caso os professores constatem, ao longo deste processo, que há conteúdos referentes ao ano letivo anterior que você, de fato, não domina:
    - suspenderão o estudo que você tiver iniciado;
    - colocarão AN nesses conteúdos; e
    - só autorizarão o estudo de novos conteúdos depois que você supere esses que evidenciou não dominar (transformando-os em A).
    O próprio aluno pode registrar A em conteúdos que acredita dominar, o que gerará uma avaliação para confirmar esse domínio.

    GRÊMIO ESTUDANTIL
    xxi.    O que é o Grêmio Estudantil da Escola da Serra?
    O Grêmio Estudantil é instância autônoma de legítima representação dos alunos, com atuação definida por estatuto, que tem por objetivo fomentar a participação dos estudantes na vida escolar. Existindo, merecerá apoio de todas as instâncias da Escola, podendo realizar atividades em suas dependências, desde que com a prévia ciência e anuência da Supervisão.
    xxii.    Para que serve o Grêmio?
    O Grêmio serve para representar os interesses dos alunos, para garantir que seus direitos sejam respeitados, para organizar atividades de enriquecimento da vida estudantil e para propor aperfeiçoamentos ao Projeto Pedagógico da Escola da Serra.
    xxiii.    Como posso participar do Grêmio?
    O Grêmio é eleito anualmente. Todos os alunos têm o direito de se candidatar em chapas segundo o Estatuto do Grêmio. Caso a chapa vencedora não seja a sua, você ainda poderá acompanhar as atividades do Grêmio e dar sugestões que, certamente, serão levadas em conta.


    APES – ASSOCIAÇÃO DE PAIS DA ESCOLA DA SERRA
    A Associação de Pais da Escola da Serra – APES é instância autônoma de representação das famílias dos alunos, regulada por estatuto próprio. Uma vez que o interesse da Escola e dos pais são convergentes, como explicitados neste Projeto Pedagógico, a relação entre ambos deverá ser fundada na confiança mútua e concretizada em atitudes de construtiva parceria.