Bula Construtivista

(Extraído e adaptado de: Tolchinsky, Liliana. Processos deAprendizagem e Formação Docente, Porto Alegre: Artmed, 2004.)

PROPRIEDADES

É um composto de origem conceitual, derivado da filosofia e assumido, entre outros, por algumas correntes da psicologia de predomínio cognitivo.

Produz, no homem, uma ação estimulante sobre as funções psíquicas, com um aumento do rendimento intelectual, da atenção e do interesse pelas suas tarefas, potencializando-as para que se realizem de maneira autônoma.

Facilita a compreensão do ambiente e aplica-se através da resolução de situações cotidianas.

Estes efeitos fazem com que sua administração seja útil nas escolas, já que permite otimizar o rendimento do processo ensino-aprendizagem.

INDICAÇÕES

Transtornos de comportamento causados pela falta de interesse em pacientes acometidos de tédio leve ou crônico.Transtornos por déficit de atenção e baixa motivação provocados pela execução sistemática de atividades carentes de sentido.
Estados de dependência aguda gerada pelo abuso de ensino dirigido.

CONTRA-INDICAÇÕES

Até o momento, não são conhecidas.

INCOMPATIBILIDADES

Não se deve administrar em ambientes estruturados de forma rígida.

Desaconselha-se o uso de livros didáticos.

Opõe-se à ação de trabalhos estritamenete mecânicos.

EFEITOS COLATERAIS

É geralmente bem tolerado, desde a primeira dose. Em casos especiais, pode causar nos pacientes um certo desconcerto, confusão e dúvida durante os primeiros meses, o que se supera de maneira natural com o passar do tempo.

Observada qualquer reação adversa não descrita anteriormente, consulte outros profissionais da instituição ou contate o supervisor.

ADVERTÊNCIAS

Para otimizar seus benefícios, deve-se começar a utilizar esta especialidade com crianças o mais cedo possível. Durante os primeiros meses, somente administrar com grande precaução. O uso continuado conduz à convicção e, em estados mais evoluídos, criam dependência.

FÓRMULA

Teoria psicológica e epistemológica de Piaget.

Teoria da origem sociocultural dos processos psicológicos superiores de Vygotsky e alguns de seus exegetas.

Teorias cognitivas com ênfase nos processos de auto-organização e mudança nas representações.

EXCIPIENTES

Empatia, ética profissional, autocrítica, formação, trabalho em equipe, reflexão.

APRESENTAÇÃO

Apresenta-se em formas diversas que podem ser utilizadas de maneira alternada ou simultânea: material bibliográfico, experiências compartilhadas, análise da prática, busca de novas estratégias de intervenção.

POSOLOGIA

Deve ser administrada de forma diária e continuada. Em todos os casos, deve-se observar as necessidades de cada indivíduo.

INTOXICAÇÃO E TRATAMENTO

A sintomatologia da intoxicação acidental é o resultado da excessiva variação de atividades: pode incluir pouco aprofundamento e baixa consciência da tarefa que está sendo realizada por parte dos sujeitos.

Para detectá-la e buscar elementos corretivos, é indispensável que o profissional realize uma observação sistemática e minuciosa.

O tratamento consiste em voltar às atividades para favorecer a sua assimilação e seu enriquecimento.

Devem ser mantidas doses adequadas para uma avaliação correta do tratamento.

PRAZO DE VALIDADE

Pelos compostos que integram a sua fórmula, este medicamento pode ser utilizado indefinidamente e pode ser substituído, complementado ou ampliado com o surgimento de novas descobertas científicas.

ESTE MEDICAMENTO DEVE ESTAR AO ALCANCE DAS CRIANÇAS!

Esta receita é o que você procura? Então entre em contato e venha nos conhecer melhor. Clique aqui!