Festa da Cultura Popular Brasileira

Alunos de todos os ciclos homenageiam mulheres incríveis de todo o Brasil

Mulheres Incríveis foi o tema da Festa da Cultura Popular Brasileira de 2019. Um encontro com a beleza, a dança, a música, as artes visuais, o teatro, os amigos. 

O processo de escolha do tema foi democrático. Primeiramente, famílias e funcionários enviaram sugestões. Uma comissão eleitoral escolheu três propostas, e os selecionados tiveram que defender suas ideias no auditório da Escola. Alguns alunos  produziram as cédulas de votação, as urnas e ficaram como fiscais no dia da votação. 

Para preparar a Festa, durante semanas, todos os ciclos se envolveram com pesquisas de mulheres incríveis de todo o Brasil. Entre elas Lira Marques, artesã e pesquisadora do Vale do Jequitinhonha; Maria do Côco do Tambor de Crioula do Maranhão; Mãe Menininha, Mãe de Santo da Bahia; Donelisa, compositora de samba de Belo Horizonte; a cantora Elza Soares; Meninas de Sinhá, cantoras de cantigas de roda em Belo Horizonte; Titane, representante da música popular brasileira. 

Na Festa, as famílias apreciaram as muitas apresentações dos filhos, a linda cantoria de um grupo de pais que durante semanas ensaiou um repertório muito especial. No encerramento, as pessoas se uniram numa grande quadrilha!

A Festa acontece anualmente em julho na Escola da Serra.



Notícias