Mutirão da Arte

Comunidade escolar se une nos preparativos da Festa da Cultura Popular Brasileira. Tema deste ano: Mulheres incríveis

É manhã de sábado quando o pátio da Escola vai ganhando novas cores. Um momento de integração entre as famílias e a Escola, que vai colorindo paredes, o chão e a quadra. Um tempinho para que pais e filhos dividam habilidades, descubram potencialidades e troquem experiências. Uma oportunidade para estreitar laços e construir um trabalho de educação conjunta.

O Mutirão vai anunciando e dando forma à tão esperada Festa da Cultura Popular Brasileira, cujo tema deste ano é ‘’Mulheres incríveis’’. Para enfeitar o espaço escolar a comunidade reúne generosidade e talentos para realizar diversos trabalhos inspirados em obras de artistas como Rosana Paulino, Conceição Evaristo, Ione Saldanha e Sônia Gomes. Outras mulheres são homenageadas nas danças e apresentações musicais que acontecem ao longo da Festa e envolvem todos os educadores da Área de Artes da Escola.

O processo de escolha do tema é democrático. Primeiramente toda a comunidade escolar pode sugerir temas. A Escola seleciona três, e os propositores desses temas devem justificar suas sugestões no auditório da Escola para uma plateia de estudantes do 1º Ciclo ao Ensino Médio. No dia da eleição, a comunidade escolar, incluindo familiares e funcionários, é convidada a votar, e são os próprios alunos que atuam como mesários e fiscais.

A Festa da Cultura Popular Brasileira acontece anualmente no mês de julho. 

 “O Mutirão é um evento diferente das propostas que as demais escolas oferecem. Ele proporciona a troca de conhecimento e abre o espaço ao convívio familiar, tornando a Escola realmente um lugar de todos”. (Fátima Pereira, avó da aluna Nina Gomes – 1º ciclo)


Notícias