Vivenciando a cultura Islâmica

Vivência dos alunos do Ensino Médio no Centro Islâmico propicia conhecimento, reflexão sobre diversidade, tolerância e preconceito.

Alunos do Ensino Médio, que estão fazendo o roteiro que aborda a questão do Islamismo, fizeram uma excursão com as professoras Ana Clara Ferraz (Ciências Sociais e Humanas) e Maria Bethânia (Linguagens) ao Centro Islâmico de Minas Gerais, uma Mesquita localizada no bairro Mangabeiras. Lá eles foram recebidos pelo seu líder religioso e puderam acompanhar, por cerca de noventa minutos, um momento de prece das pessoas ali presentes, o que envolveu cantos e falas tanto em árabe quanto em português.

No decorrer da cerimônia ficou claro no rosto e reações dos alunos que aquela cultura tão diferente, mas ao mesmo tempo tão perto do nosso local de estudo,  impressionou por sua riqueza e distinção em comparação com as que temos mais contato.

Depois desse instante, o grupo de estudantes foi convidado por Luiz, um integrante da comunidade, para se juntar em uma sala adjacente, onde houve uma  pequena palestra, seguida de um  bate-papo, quando foi possível aprender muito sobre os costumes desse povo. Oportunidade para retirar vários preconceitos que tínhamos, pois vários aspectos dos costumes da religião do Islã se mostraram contrários ao que o grupo imaginava, fazendo assim com que essa saída se transformasse em mais um exemplo de como o conhecimento liberta as pessoas de suas dúvidas e possível intolerância.

Texto do aluno Gabriel Brescia (Ensino Médio)


Notícias