Planejamento e projeto para a vida

Alunos do Ensino Médio planejam e executam uma atividade pedagógica na aulas de "Cidadania e Projeto de Vida" para aprenderem ferramentas fundamentais para qualquer projeto de vida

Pesquisar sobre a arte, apresentar aos colegas os estudos feitos, convidar profissionais da área para conversar sobre o tema na Escola e planejar, detalhadamente, uma excursão ao Instituto Inhotim de Arte Contemporânea em Brumadinho (MG). Durante dois meses alunos do Ensino Médio vivenciaram o Projeto Mapa do Território nas aulas de "Cidadania e Projeto de Vida" com a psicóloga Luciana Tavares e o professor Deivide Ribeiro. A excursão foi o coroamento do projeto, e o local foi escolhido pelos alunos.

A aprendizagem de executar um planejamento foi através da ferramenta 5W2H (When, Why, Where, How, Who, How Much). Oportunidade para elaborar uma ideia inicial e depois executá-la, considerando imprevistos, estabelecendo metas e prazos para chegar ao objetivo, ao sonho. Meio para ajudar os alunos a compreenderem a importância de pensar em cada etapa de qualquer projeto para a vida e forma de incentivar o protagonismo.

Para executar o planejamento, os alunos foram divididos em grupos. Um grupo ficou encarregado de estudar a história do Instituto e compartilhar as descobertas com os colegas. Outro ficou encarregado pela logística da viagem: definição da data, valor da alimentação, forma de comunicar as famílias e o recolhimento do dinheiro de cada aluno. Um terceiro grupo pesquisou as instalações do Inhotim e definiu quais iriam visitar.

“No Innhotim, os alunos puderam vivenciar o contexto da arte em toda sua grandiosidade. Foi um processo muito lindo que vivenciamos em grupo, a todo o momento, convidei os alunos a ampliarem os sentidos, se abrirem para o novo, através do olhar e do sentir. Na instalação Doug Aikten (som da terra) ficamos em silêncio durante um tempo e depois tecemos infinitas conversas sobre a Terra, o Universo e a vida”, conta Luciana.

Todo o processo representou uma experiência afetiva e rica para a formação dos alunos.

Notícias