Preparativos para acampar

O montanhista Gustavo Ziller compartilha sua experiência com os alunos do 3º Ciclo que irão acampar. A atividade é realizada há 15 anos na Escola da Serra

 O que é importante para garantir o bem-estar e a segurança de todos num acampamento? Esse foi o tema principal da conversa do montanhista Gustavo Ziller com os alunos do 3º Ciclo, que em maio partem para a região da Serra do Cipó (MG), onde ficarão cinco dias à beira do rio, sem energia elétrica, para viver uma experiência incrível que é tradição na Escola da Serra.  Acampar possibilita sair da rotina, aventurar-se por espaços desconhecidos e experimentar diferentes emoções. Contribui para ampliar a visão de mundo e o conhecimento de si,  estimula a ousadia, fortalece a autoconfiança e faz com que o aluno descubra o gosto do novo. O primeiro acampamento foi realizado em 2004, e desde então vem sendo construído  e aprimorado um "Manual", que é compartilhado com os alunos para que se preparem da melhor maneira possível.  

O montanhista, que é acostumado a estar num ambiente com 5 milhões de estrela, pois já escalou locais como o Kilimanjaro e o Aconcágua, deixou muito claro que o principal a fazer antes da partida é o planejamento. Isso ocupa 70% da expedição, pois é uma atividade que exige o controle de risco. Deve-se levar o que é  essencial, procurar ser prático.  Há que se pensar num vestuário confortável, num colchão térmico que proteja do frio e no kit de higiene. Para facilitar a caminhada, a mochila deve ter o equivalente a 1/3 do peso do caminhante. Nada de levar mala com rodinha, pois é frágil e inapropriada.  No local, é preciso estar muito atento à hidratação e jamais deixar o grupo, pois "o coletivo faz melhor que o individual", enfatizou Ziller.  O aluno Marcelo Bragança guardou bons conselho do montanhista: "Para acampar uma pessoa deve largar o luxo e se contentar com o básico. Nunca acampe sozinho, se organize e divirta-se!"

Há outras etapas  que envolvem a preparação para o acampamento. Os alunos fazem oficina de produção de sabão e repelente biodegradável e de primeiros socorros,  e estudam sobre animais peçonhentos e os cuidados a tomar.

Notícias