Manhã de Artesanato e Ofícios

Comunidade escolar oferece diversas oficinas para os alunos reutilizando e ressignificando materiais diversos.

Tecelagem com papel, caderneta cartonera, bolinha de malabares, boneca Abayomi, ímã de geladeira, customização de camiseta, bordado, costura, fantoche, jogo da memória, porta-treco, flores da esperança, capa de caderno, construção de super-heroi e de bicho-treco, jardinagem, pintura de parede, uso da furadeira, reportagem, fotografia, retrato, desenho. Foram muitas as oficinas ofertadas para os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio na Manhã de Artesanato e Ofícios. Com o mote “reduzir, reaproveitar, reutilizar e ressignificar”, mães, avós, amigos, professores e outros funcionários  mostraram habilidades e  criatividade na oferta das oficinas.

Se a tecnologia deixou o protagonismo do artesanato para trás desde a Revolução Industrial, se na sociedade contemporânea o que prevalece nas prateleiras são os produtos prontos e industrializados, a Escola da Serra entende que é importante que os alunos conheçam os processos e valorizem o que é feito a mão. Que eles descubram o valor e a utilidade dos ofícios, que aprendam a criar objetos e arte a partir de materiais que ficam desprezados, inutilizados ou mesmo são descartados.

A Manhã de Artesanato e Ofícios é uma tradição na Escola da Serra e significa também mais uma oportunidade de integração entre alunos, famílias e a equipe interna, o que fortalece a comunidade escolar.

Notícias