"Roda das Mina" no dia Internacional da Mulher

Alunas se encontram frequentemente para debater temas relacionados ao feminino

No Dia Internacional da Mulher as alunas do 3º Ciclo e do Ensino Médio se reuniram no “Roda das Minas”. A atividade surgiu dois anos atrás a partir da percepção de uma aluna do Ensino Médio de que havia mais discordância e disputas entre as meninas do que solidariedade. Ela organizou o encontro para que elas se unissem e acabou se transformando também num movimento dentro da Escola para debater com frequência temas relacionados ao feminino.

A aluna Sara Mendes, por exemplo, reconhece que o movimento é importante para ajudá-las a desconstruir papeis que sempre cultuam a imagem da mulher  e a lutar pela igualdade de gênero. Para Malena Rocha o movimento tem diminuído a distância entre elas e para Marina Lemos a Roda representa momento de sentir-se menos sozinha no mundo.

No Dia Internacional da Mulher elas assistiram ao curta documentário “Absorvendo o tabu” vencedor do Oscar deste ano. Tempo para uma reflexão sobre as pequenas coisas que podem revolucionar o universo feminino, inclusive uma conversa sobre menstruação e o absorvente que era inexistente naquela comunidade rural indiana retratada no filme. A professora Raquel Nogueira ressaltou o fato de as indianas se abrirem, se aproximarem uma das outras gerou a libertação de um tabu e um movimento de união que acabou tornando alguma delas empreendedoras.

A atividade vem sendo incentivada pelas professoras do 3º Ciclo e do Ensino Médio e do núcleo de Psicologia.

Notícias