Grupo do Bem Comum

Núcleo e Psicologia da Escola da Serra cria "Grupo do Bem Comum" para promover diálogos sobre questões coletivas e subjetivas, e pensar em ações conjuntas.

Como colaborar e usufruir da cidade que habitamos? Como construir uma convivência mais harmônica entre todos? Tal desejo motivou o Núcleo de Psicologia da Escola da Serra, coordenado pela psicóloga Cacá Ribeiro, a criar o “Grupo do Bem Comum” com os alunos do 2° ciclo. Para enriquecer as discussões, ela convidou Fernanda Regaldo, editora da revista PISEAGRAMA, pesquisadora de dinâmicas urbanas e práticas espaciais, além de mãe da Escola da Serra.

Dos encontros quinzenais, surgiram perguntas, como: O que é planejamento e mobilidade urbana? A cidade é para carros ou pedestres? Como as pessoas se divertem na cidade? Qual a diferença entre público e privado? Como me sinto na cidade em relação à segurança? Dessas questões, as crianças quiseram dialogar sobre racismo, machismo, feminismo, padrões de beleza, e foram transitando por temáticas coletivas e subjetivas. E para explicitar o desejo de propagar o bem comum, os alunos produziram frases, cartazes, avisos para fixá-los em locais públicos. Parte desse trabalho se materializou em adesivos.

Todo o processo foi pautado pela participação ativa das crianças. O resultado do trabalho não se pode mensurar, mas, por certo, passa pela confiança no potencial e no desejo fomentado nas crianças de intervenção na própria vida e na vida coletiva.


Notícias