Desenvolvimento sustentável

Para reduzir consumo de energia elétrica, Escola da Serra opta pela produção de energia solar

Como cada um de nós pode melhor cuidar da nossa casa comum? Como diminuir a poluição, como preservar recursos naturais da Terra que vem sendo maltratada e dá sinais evidentes de nossos excessos? Soluções existem, e muitas!

Um dos caminhos escolhidos pela Escola da Serra é a produção de energia por fontes renováveis, especificamente a solar. Para tanto, contamos com os serviços da empresa SunO Energia, que instalou um gerador composto por 65 módulos fotovoltaicos sobre o telhado da Escola. Em paralelo, nossos alunos do 3° Ciclo e do Ensino Médio foram envolvidos em estudos sobre o tema. A SunO Energia também disponibilizou um módulo fotovoltaico para os professores realizarem experiências para os alunos se familiarizarem mais com a técnica de geração de energia solar.

Passados alguns meses da instalação do painel, já é possível ver a diferença. A usina hoje está produzindo, em média, entre 50 e 70% da necessidade de consumo da Escola comparado com 2017. Pretende-se ainda reposicionar uma parte dos módulos para a usina passar a produzir entre 80 e 95% da energia consumida.

Notícias