Ritual de passagem

Crianças encerraram o ciclo da Educação Infantil e receberam um certificado para simbolizar que estão preparadas para uma nova etapa

Um mundo de conhecimentos e vivências, sem deixar de brincar, de criar e exercitar a fantasia. Assim foi a Educação Infantil para um grupo de crianças que agora segue para o Ensino Fundamental. Nesse primeiro ciclo,  elas aprenderam músicas, conheceram muitas histórias, ajudaram a criar um jardim e a dele cuidar. Fizeram poções mágicas com giz, brincaram de detetive, de heróis, de escalada, de procurar pedras nas britas, de balançar nas árvores, de jogar futebol. Na areia, fizeram rios, cachoeiras, praias e vulcões. Elas inauguraram a fonte do Itororó, pesquisaram sobre lixo, coleta seletiva, minhocário, fizeram sabão ecológico e criaram a campanha “Lixo zero”. Aprenderam a construir muitos brinquedos reutilizando materiais que iriam para o lixo. Descobriram sobre o Japão, sobre aranhas e aracnídeos. Aprenderam a pular corda, a girar bambolê no braço e a fazer estrela. Fizeram pesquisa no laboratório dos grandes e com a professora dos grandes! Aprenderam a amarrar o tênis, a vestir casacos, a cuidar dos seus pertences. 

Com todas essas atividades, elas avançaram no pensamento, na leitura, na escrita, na autonomia. Desenvolveram a atenção, a paciência e a criatividade. Fizeram amigos, aprenderam regras simples e fundamentais como levantar a mão para pedir a vez de falar, respeitar os colegas e cuidar em vez de bater. Aprenderam a ajudar as pessoas que machucam, a não zoar os colegas porque eles ficam tristes. Aprenderam muitos valores para ajudarem a construir um mundo com mais amor, mais respeito pela natureza, pelas pessoas e pelos animais.

Um ciclo se encerrou! Agora, as crianças seguem para o Fundamental. Para ritualizar a passagem, enfatizar que estão preparadas para mais descobertas e desafios, elas receberam este certificado na Festa de Despedida do Infantil. Um encontro regado a muita emoção com os educadores e os pais, que encerraram o evento com uma linda cantoria.

.

Notícias