De olho na BNCC

Escola da Serra convida estudioso da Base Nacional Comum Curricular para conversar com a equipe pedagógica

Quais os impactos da Base Nacional Comum Curricular na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio? Quais possibilidades ela traz? Quais as exigências? Com essas e outras perguntas a Escola da Serra convidou o professor Aldeir Rocha, Diretor Pedagógico SM Educação e grande estudioso do assunto, para conversar com a direção pedagógica e o corpo docente. Para ele, “a estrutura da Escola da Serra é muito avançada, já tem muitos elementos da BNCC. Ela já chegou a muitos lugares propostos pela Base”.

A BNCC é um anseio da Constituição de 88, atravessou alguns governos, alterou a Lei de Diretrizes de Base (1996) e é uma política de Estado. Portanto é uma orientação obrigatória. Ela apresenta objetivos claros que não se restringem aos conteúdos, coloca foco também nas habilidades e nos níveis de cognição do educando. Ela reúne dez competências gerais que se desdobram em competências específicas. O domínio cognitivo - lembrar, entender, aplicar, analisar, avaliar, criar – está na pauta.
 A implantação não é imediata. Na Educação Infantil e o Ensino Fundamental, ela deve ocorrer até janeiro de 2020, e no Ensino Médio em dois anos. A Escola da Serra seguirá estudando a BCNN para buscar sentidos e caminhos próprios para desdobrá-la em propostas concretas para seu projeto educativo.

Notícias