A Escola da Serra pelo olhar do aluno

Texto do aluno Victor Miranda (Discurso na Formatura do Ensino Médio)

(...) Lembro quando cheguei aqui pela primeira vez como aluno, e era tudo diferente de outros lugares que eu conhecia. Cheguei e não conhecia ninguém, estava com um pouco daquele medo normal que a gente sente com mudanças. Medo de não me adaptar, medo de ficar sozinho. Uma preocupação compreensível, mas que foi logo embora.

Fui abraçado pela coordenação, alunos professores e funcionários e sei que isso se estende aos meus colegas formandos. Pela primeira vez me senti à vontade para dar minhas opiniões e realizar projetos.

Me tornar aluno aqui foi, com certeza, uma escolha certa na minha vida, e abriu um universo de conhecimentos, amizades e vivências. Em vários momentos aconteceram coisas inusitadas, engraçadas que só aconteceriam aqui e explicam muito bem o que é a Escola da Serra: um lugar onde há espaço para todos, por mais diferentes que sejam.
Aqui aprendemos a conviver com essas diferenças, fizemos amizades importantes e aprendemos muito. Nem sempre com os roteiros em dias (os professores sabem bem), mas saímos mais responsáveis e só temos a agradecer por isso.

A relação tão próxima com a Escola faz com que, realmente, sintamos amigos da instituição. Aprendemos, aqui, que o ensino pode ser diferente: não precisa ser algo massificado, desinteressante e em um ambiente desagradável. Para a maioria de nós, formandos, estar aqui é divertido e faz bem não só academicamente, mas principalmente emocionalmente.
É difícil explicar essa relação para quem não estuda ou trabalha na Escola da Serra e não conhece a dinâmica do nosso dia a dia, mas criamos laços aqui que não se romperão com essa formatura de hoje. Encontramos nos professores e funcionários verdadeiros amigos que nos apoiaram tanto nos estudos quanto nos problemas pessoais.

Estamos entrando hoje em uma nova fase da vida e, pela primeira vez, não voltaremos às aulas em fevereiro. Muitos de nós ainda estão descobrindo, decidindo qual será o futuro a seguir, mas, independente do futuro de cada um, tenho a certeza de que a estrutura de nossa personalidade, que foi construída aqui, é forte e seguirá conosco pra vida. Daqui saem jovens que sabem aceitar as diferenças, que são respeitosos, educados e responsáveis.

Não sei se consegui expressar o que todos sentem neste discurso, provavelmente não, mas sei que tem um sentimento em comum por parte de todos os formandos: o de gratidão.

P.S da Escola da Serra - Um escola inovadora, com Ensino Médio inovador!